terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Criando um Home Theater


O home theater é o ambiente onde os familiares e amigos se reúnem para interagir e relaxar. Possui sistema de áudio e vídeo de alta qualidade, exercendo a função de um “mini cinema”. No projeto dessa sala, alguns aspectos devem ser considerados, tornando o espaço confortável, prático e atual.
No quesito conforto, o sofá é a peça chave. Dê preferência aos que têm melhor acomodação e resistência. Sofás com encosto reclinável são ótimas opções. Complete o ambiente com chaise, poltronas e almofadas. Escolha tecidos de algodão, peletizados, linhos e camurças. Procure posicionar o sofá aproximadamente 3 metros da televisão. Essa é a distância média para evitar que a visão seja comprometida.
Utilize mesas de apoio e central para colocar copos e aperitivos. A televisão pode ficar no centro de uma estante com gavetas, nichos e prateleiras, onde é possível expor filmes, livros, CDs, objetos de coleção e guardar o que não esteja em uso. Pode-se optar também por um rack ou um painel onde a TV é embutida. Esses móveis devem ser projetados levando em conta a fiação dos equipamentos que deverá ser ocultada, evitando assim, transtorno posteriormente. Esse ambiente pode tornar-se mais versátil, anexando uma bancada para o computador ao móvel da televisão.
A acústica é fundamental para um bom resultado do equipamento de som. Evite o pé-direito muito alto, considerando a alternativa de fazer um rebaixo de gesso nesse caso. Evite superfícies reflexivas como vidros e espelhos e dê preferência a pisos de madeira, que refletem menos o som. O tapete dessa sala deve ser macio e compatível com o resto da decoração. Além de conforto, ele auxilia na questão acústica.  A disposição dos equipamentos de som deve ser feito de forma correta, garantindo o efeito “surround”.
A iluminação deve ser suave e indireta com pontos de luz projetados para a parede ou teto, nunca na tela. O uso de dimmers é recomendado para que se possa regular a intensidade de luz. Nas cortinas, escolha tecidos que bloqueiem a entrada da luz externa, como o blackout, para não atrapalhar a qualidade da tela.
Quanto aos equipamentos de um home theater, em geral utiliza-se a televisão de no mínimo 38” ou um projetor, caixas acústicas, – que tem a variação de caixas “in wall”, que são embutidas na parede ou caixas “ceiling mounted”, que são embutidas no forro – aparelhos DVD ou Blu Ray, Subwoofer e o Receiver. É conveniente contratar uma empresa especializada para a instalação desses equipamentos.
Lembre-se que essa é uma sala para o entretenimento, por isso, leve sempre em consideração o conforto e a praticidade que esse ambiente pede.













Matéria escrita para o jornal Correio Mariliense por Cássia Freire Marcos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário