terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Arrumando a casa para as festas de fim de ano

O final do ano está chegando, e as festas se aproximando. É hora de preparar a casa para receber familiares e amigos.
O Natal e o Réveillon são datas onde as pessoas costumam se reunir, e na casa do anfitrião nenhum detalhe pode passar em branco.
Espalhe alegria pela casa, aproveite para montar a árvore com as crianças, pendure a guirlanda e no dia das festas incremente-a com flores naturais, use castiçais de vários modelos e estilos e não economize nos vasinhos de flores.  É possível criar decorações incríveis com bolas de natal, flores, fitas, pinhas, entre outros. Uma boa ideia é criar móbiles ou pendentes com motivos natalinos. Eles são lindos, liberam espaço no piso, e são difíceis alvos de crianças pequenas, podendo ser substituídos pela árvore de natal, se for da vontade do anfitrião. Consulte sempre revistas e sites, onde é possível encontrar ideias interessantes e divertidas sobre o tema. Abuse da criatividade e deixe sua casa de cara nova, já que o fim de ano é o momento ideal para mudanças.
Começando pelo hall de entrada, velas espalhadas em cada degrau da escada deixam o espaço charmoso e criativo, sendo ótima opção também para as escadas que dão acesso à área de lazer. 
Capriche na decoração das salas de estar e de televisão, deixando os espaços confortáveis e aconchegantes para que as visitas sintam-se em casa. Troque a capa das almofadas por cores que atraiam o que você deseja para o novo ano, deixe a mesinha de centro e lateral para os aperitivos e decore-as com motivos do tema.
Na sala de jantar, espaço onde provavelmente a ceia será montada, procure acomodar o maior número de pessoas, sem deixar o ambiente desconfortável. Ouse. Em vez de colocar um centro de mesa, pendure enfeites de natal no teto ou no lustre e use os mesmos enfeites para decorar as cadeiras. Escolha um móvel para montar um mini bar, onde os próprios convidados podem se servir. Nesse móvel, coloque a louça e as garrafas de bebidas e decore-o usando a criatividade.  O balde de gelo pode ser enfeitado com um raminho por toda sua volta. Lembre-se de que cada bebida deve ter um tipo diferente de copo, para que a degustação seja feita de forma apropriada.
Equipe sua cozinha para que nela, sejam preparadas com maior facilidade, as deliciosas receitas de fim de ano. Esse espaço, planejado corretamente, facilita o trabalho do anfitrião e poupa o seu tempo.
Se a ideia é celebrar essas datas na área de lazer, decore-a com muitas flores, abuse dos móveis confortáveis e coloridos, enfeite a área da piscina, e se necessário, coloque nesse espaço os móveis mais interessantes, já que esse ambiente será a principal atração da casa.
Se você tem parentes que moram em outra cidade, lembre-se de arrumar o quarto da forma mais aconchegante possível, tenha toalhas e travesseiros extras e acomode os convidados de forma que se sintam à vontade.
As cores como o vermelho, o verde e o dourado no Natal e o branco e dourado no Réveillon,  são tradicionais, porém, fique à vontade para ousar.
Arrume sua casa de forma que ela descreva a personalidade dos moradores.
Capriche na decoração e boas festas!


































Matéria escrita para o Jornal Correio Mariliense por Cássia Freire Marcos.




Dicas para aprimorar sua área de lazer


A parte da casa mais aproveitada no verão é certamente a área de lazer. Com esta estação se aproximando, é hora de fazer algumas mudanças que irão deixar esse local maravilhoso e pronto para receber familiares e amigos. Se você pensa em construir, essas dicas podem fazer grande diferença, mas não se esqueça de que todo projeto deve ser elaborado por profissionais da área. É claro que o espa
ço disponível pode influenciar, porém, seguindo algumas dicas, sua área de lazer terá um resultado final incrível.
A área da churrasqueira ou espaço gourmet é o local onde há maior interação, por isso, pense em mesas grandes e cadeiras confortáveis para facilitar o bate-papo e deixar o ambiente agradável. Um fogão e forno à lenha junto à churrasqueira são perfeitos para uma reunião. Capriche na decoração desse espaço, escolha acabamentos que combinem com o estilo da sua casa, coloque cor no ambiente, instale móveis modulados que se encaixem corretamente. Atualmente há vários tipos de revestimentos inovadores que podem ser aplicados à churrasqueira, tais como ladrilhos, pedras, porcelanato imitando madeira, entre outros.
O paisagismo é fundamental em uma área de lazer. As plantas ficam ótimas esteticamente, amenizam o calor, tornando a sensação térmica muito mais agradável, e atraem pássaros, como o beija-flor. Deve-se ter cuidado na hora da escolha das espécies, sempre pesquisando e se informando com profissionais sobre as plantas que melhor se adequam ao local. Essa pesquisa é fundamental para manter a planta sempre vistosa.
Se você sempre sonhou em ter uma horta em casa, porém não conta com espaço disponível, uma boa opção são os painéis de madeira presos à parede ou ao muro com seus temperos preferidos, ou seja, uma horta vertical. Os jardins verticais são muito utilizados atualmente, conferindo um visual incrível ao ambiente e funcionando, ainda, para esconder pequenas imperfeições na alvenaria.
A piscina é a grande atração de uma área de lazer, por isso, capriche nela. Se não está posicionada em uma área que tem sol o dia todo, pense na alternativa de colocar um aquecedor, que pode mantê-la na temperatura desejada a qualquer hora do dia. A iluminação pode ser o grande diferencial de sua piscina. Atualmente há várias alternativas para essa ideia, como lâmpadas de led e fibra ótica, com a opção de luz branca ou colorida.
Caso a sua área de lazer não tenha espaço para uma piscina, pense em um SPA, que é uma alternativa muito interessante, ou até mesmo em um grande ombrelone, que abrigue mesa e cadeiras confortáveis.
Decks de madeira ficam lindos em áreas de lazer. Eles também servem como caminho, interligando a piscina com a churrasqueira, por exemplo. Podem ser substituídos por porcelanatos, que imitam perfeitamente a madeira e são mais fáceis de cuidar.
Aposte em móveis de fibra sintética e de madeira própria para área externa, como chaises e bancos com futons coloridos. Cortinas de tecido leve podem substituir algumas portas, deixando o local mais descontraído. Cuide do som ambiente, espalhando caixas de som pela área de lazer, atentando apenas para que o volume não atrapalhe o diálogo.

Seguindo essas dicas, sua área de lazer certamente ficará irresistível e pronta para agradar toda a família.
 








Matéria escrita para o Jornal Correio Mariliense por Cássia Freire Marcos.




As cores na arquitetura e decoração

As cores na arquitetura e decoração
Quando um projeto é elaborado, um fator que deve ser rigorosamente analisado é a escolha das cores. Podendo agir de forma positiva ou negativa, as cores nos transmitem diversas sensações, influenciando inclusive, nosso comportamento.
Na hora da decisão da tinta, dos acabamentos e dos móveis, deve-se ter o cuidado de escolher as tonalidades corretas. Em
 geral, as cores frias - verde, azul e violeta - têm efeito relaxante e de meditação. As cores quentes – vermelho, laranja e amarelo - passam a sensação de euforia e energia.
As cores podem modificar também, a luminosidade do ambiente. O branco ilumina, neutraliza e amplia, além de destacar as outras cores. O preto diminui a luminosidade e reduz o ambiente.
Abaixo há alguns exemplos das sensações causadas pelas cores e os ambientes onde são melhores aplicadas.
Vermelho: Representa vida, atividade, energia. Pode ser usada em detalhes de salas ou para valorizar uma parede.
Laranja: Desperta o apetite e facilita a comunicação. Traz aconchego. Pode ser usada em detalhes nas cozinhas e salas de jantar.
Amarelo: Proporciona concentração, atenção. É excelente para ambientes onde são desenvolvidas atividades intelectuais, como salas de estudo e escritórios.
Verde: Enseja tranquilidade. Também provoca sensação de frescor e limpeza. Pode ser explorada em salas, cozinhas e banheiros.
Azul: É um tom altamente calmante. Leva a uma introspecção profunda, sendo ideal para ambientes onde as pessoas pretendem relaxar, como quartos, salas de relaxamento e clínicas. Em excesso, pode causar sono.
Violeta: Representa sofisticação e denota espiritualidade. É uma cor preciosa, luxuosa e que pode ser usada, sem restrições, tanto em quartos como em salas. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade.
Preto: Representa a ausência de cor ou de luz. Demonstra poder e elegância. Pode ser usada em pequenos detalhes, com cautela.
Marrom: Passa a impressão de algo sólido, seguro e calmo. Também é associada à natureza e rusticidade. Pode ser usada em qualquer ambiente, já que a madeira não tem muitas restrições.
Branco: Passa a ideia de pureza, inocência, reverência, paz, simplicidade e esterilidade. Não há restrições de uso. Em excesso, causa a sensação oposta. Essa monotonia pode ser quebrada com quadros e móveis coloridos.
Cinza: É uma cor neutra. Significa elegância, humildade, respeito, reverência e sutileza. É muito utilizada atualmente, representada pelo concreto.
As cores podem transformar um ambiente. Passam a impressão de que ele é requintado e luxuoso, moderno e descolado ou exagerado e decadente. Essas impressões positivas e negativas dependem apenas do uso correto da cor. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de decidir quais tonalidades seus ambientes exibirão.













Matéria escrita para o jornal Correio Mariliense por Cássia Freire Marcos.



Um novo conceito de residência


Quando se pensa nas casas do futuro, a primeira ideia que passa pela cabeça das pessoas é a de um espaço cercado de tecnologia inacessível.
Mas se pararmos para refletir, o futuro é agora. Essa é a hora de pensarmos em um novo desenho de residência, onde vários fatores devem ser levados em consideração. Dois deles são imprescindíveis: o perfil da família atual
 e a questão da sustentabilidade.
O lar da família de décadas atrás compreendia três divisões: o da esfera social, o da esfera íntima e o da esfera dos serviços. Atualmente, essas divisões perderam o sentido, uma vez que, tais esferas se fundem e dão origem a novos ambientes, devido ao atual biotipo das famílias. Exemplificando: salas de estar que se misturam às cozinhas, onde são recebidas as visitas que interagem com o anfitrião; quartos que não tem apenas a função de descanso, mas também de estudo e diversão; salas de TV e de estar que se misturam, proporcionando maior interatividade entre família e amigos; jardins que não tem apenas a função de decorar, mas também a de relaxamento; salas de jantar e estar que se unem formando um agradável espaço. Essa nova divisão começa a surgir, conferindo um aspecto diferente às residências.
A automatização das casas consiste em algo interessante a ser pensado nesse novo modelo. Já existem sistemas onde segurança, climatização, entretenimento e iluminação são interligados e podem ser acionados de qualquer lugar, seja pelo computador ou telefone celular, o que além de facilitar a vida dos moradores, ajuda na hora de economizar, medindo o consumo de energia elétrica e providenciando reduções por cômodo.
Quanto à sustentabilidade - assunto muito difundido nos dias atuais, devido à grande preocupação com o planeta - existem várias formas de projetar residências, usando materiais e técnicas que reduzem o consumo e impacto ambiental, colaborando assim, com nosso planeta. Entre elas, algumas merecem destaque: a água dos chuveiros e torneiras, sendo reaproveitada para a descarga dos banheiros; a água da chuva, sendo captada no telhado para reaproveitamento no jardim; o planejamento de iluminação, com amplas janelas e luzes de LED de baixo consumo, reduzindo a conta de energia elétrica; o aquecimento de água feito com placas solares; o uso de placas fotovoltaicas que geram energia elétrica; telhados com cobertura vegetal, que reduzem a variação de temperatura, em relação ao ambiente externo, evitando o uso do ar-condicionado; válvulas de descarga com dois níveis de acionamento; reaproveitamento de materiais na obra.
Como se trata de exceção, a construção de um edifício sustentável ainda é cerca de 10% mais cara. Porém, os benefícios são comprovados posteriormente com a diminuição dos gastos nas contas de consumo, bem como na manutenção.
Chegamos à conclusão de que o redesenho das residências é fundamental para se adaptar os espaços ao modo de vida atual que é dinâmico, digitalizado, atualizado e acelerado.
O futuro chegou. A hora de mudar é agora.









Matéria escrita para o jornal Correio Mariliense por Cássia Freire Marcos.