domingo, 17 de março de 2013

Dicas interessantes a fim de ampliar espaços

Os lares das famílias atuais tendem a ser cada vez mais compactos. Essa realidade se deve a vários fatores como a redução no tamanho das famílias, o aumento do número de solteiros, a facilidade de manutenção, além do aumento do preço de imóveis e terrenos, o que torna inacessível, para grande parte das pessoas, construções maiores.

Porém, seguindo algumas dicas, é possível economizar nos espaços, criando a ilusão de ambientes maiores. Esses truques dão a nítida sensação de amplitude, além de deixar os ambientes cheios de personalidade.

Em primeiro lugar, livre-se de tudo o que está em excesso na sua casa. Assim, você economiza lugar em armários, diminuindo o número dos mesmos, que ocupam muito espaço.

O piso deve ser o mesmo em todos os ambientes, o que confere uma unidade visual e dá a sensação de amplitude.

Cores claras ampliam os ambientes. Abuse delas em tintas e revestimentos. Deixe o colorido para detalhes e para a decoração.

Spots, direcionados para o teto branco refletem a luz e causam a sensação de ambientes maiores.

Priorize a circulação, evitando móveis pelo caminho.

Espelhos são fundamentais para ampliar ambientes. Use em paredes e em móveis, como nos armários dos dormitórios.

Improvise espaços, crie gavetas em baixo da cama para guardar roupas de cama; utilize prateleiras estreitas para acomodar objetos;instale a escrivaninha feita sob medida por marcenarias em baixo do beliche; no lugar de abajures ao lado da cama, instale pendentes, livrando o criado-mudo; opte por portas de correr que economizam espaço; quando possível e desejado, integre os ambientes.

Geralmente, materiais e revestimentos brilhantes refletem a luz, ajudando na sensação de amplitude.

Linhas horizontais alongam os ambientes e linhas verticais dão sensação de um pé-direito maior.

Faça bom proveito dessas dicas e deixe seu lar ainda mais irresistível.








quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Decoração sem excessos


A decoração sóbria, sem exageros, sempre foi a preferida pelas pessoas clássicas. Mais elegante, esse tipo de decoração está presente em muitas residências e geralmente reflete moradores com o gosto mais refinado.
Esse tipo de decoração parte do princípio minimalista, onde “menos é mais”. O bom gosto prevalece, substituindo as cores fortes por tons mais neutros como o branco, preto, cinza, marrom e derivados. Os móveis são menos ornamentados e as estruturas são retas, revelando assim, uma decoração mais sofisticada e contemporânea.
Os ambientes com essas características costumam ser práticos. Os móveis, por terem suas formas mais simplificadas, facilitam a circulação. As cores, menos marcantes, causam uma sensação visual “clean”. Desse modo, os ambientes se tornam mais funcionais.
Para criar uma decoração sem exageros, os tons “off-white” nas paredes são certeiros, porém, é possível usar cores mais fortes, desde que neutras, em paredes de destaque. Os pisos devem ornar com as cores dos móveis e das paredes, assim como os revestimentos.
 Procure utilizar elementos de decoração que deem sensação de simetria.  Os objetos podem ter um toque de cor, quebrando um pouco a sensação causada pelas cores neutras.  Escolha quadros que não chamem muita atenção pelas cores, imagens e molduras.
Prefira móveis de madeira com cores neutras, que harmonizem com o restante.
O verde das plantas fica interessante nesses ambientes, oferecendo um toque de vida.
 Em lugares com pé-direito alto, um lustre de cristal torna o ambiente clássico e elegante.
A iluminação natural deve ser aproveitada ao máximo, evitando assim, a instalação de um número grande de lâmpadas.
Na decoração sem excesso, apenas o essencial deve ser utilizado, combinando conforto, praticidade, elegância e sofisticação.